2009-12-05

Sala de aula + Lou Reed

olhei
abri a porta
fechei-a
tirei a bata negra
vesti as calças
a camisa
calcei os sapatos
abri a porta
andei
parei

hoje estive de preta
os pretos de pretos
e os brancos de branco
como sempre
conversavam tretas
nem perguntaram

ó preta
precisas de ajuda

e os pretos de preto
e os brancos de branco
como sempre
assim
tal qual
tudo igual
tudo na mesma
já nem sei
se sou branco
se sou preto
ou amarelo
que importa
sou homem
pelo menos tento
e todo o homem que o tente
é meu irmão

saí
fechei a porta
saí
com os passos de sempre
sempre iguais
há mortos
como sempre
e os passos passam por cima dos mortos
como sempre
aqui e ali
uma árvore
trémula
mas árvore
aqui e ali
relva seca
mas relva
aqui e ali
uma flor
tímida
mas flor

diante dela
um banco
vazio
aguarda a nossa fala
e as conversas
impossíveis



6 comentários:

  1. Jota: FIM das publicações arquivadas, apenas.

    Onde é que eu já li "isto"? Talvez num "sítio", outro, teu.

    Há quase sempre alguma "coisinha" diferente, nós é que não a vemos, porque não estamos atentos.

    Olha a "... flor tímida mas flor...". Quem sabe se não aguarda a vossa fala e as conversas possíveis.

    Abraço Jota. Boa semana.
    Fátima.

    ResponderEliminar
  2. Jota, eu "passo-me" contigo..., e o que é que eu tenho a ver com a saudade portuguesa...? E não só...!

    ResponderEliminar
  3. .__________querido Jota



    um poema


    para.se.ler

    __________em.voz.alta (ao.som.de.Lou Reed)


    .as palavras respiram
    na nossa voz________...


    .


    belo!







    _______________///






    beijO_______ternO

    ResponderEliminar
  4. Olá Jota

    Agora é que foi... deixaste-me fora da "sala de aula", a pensar que o teu poema deve ser do princípio ao fim uma inquietude sem rosto, mas plena de alma. O quê, não sei... a poesia pode ser assim.
    Deixa-me destacar as palavras que me levaram à minhas palavras:
    "diante dela
    um banco
    vazio
    aguarda a nossa fala
    e as conversas
    impossíveis"

    Beijo grande meu amigo

    ResponderEliminar
  5. Original como sempre, gostei, fazes aí umas voltas e reviravoltas e saem sempre coisas interessantes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Cá estou a visitá~lo... e gostei...
    Voltarei.

    Obrigada pelas passagens lá por casa....
    :))

    ResponderEliminar